segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Usando cores de forma criativa

Um quarto após um trabalho de decoração (Dicas de design por Cathy Hobbs)
Cathy Hobbs
Não é segredo que a pintura é uma das mais poderosas ferramentas na caixa de ferramentas de um designer. Pintar um quarto não é apenas uma atualização rápida e fácil, é também acessível. Se você procura reavivar um espaço usado, à espera de uma mudança, ou deseja uma dica de design acessível, a pintura está no topo da minha lista de maneiras acessíveis para reanimar qualquer espaço.
Os designers de interiores certificados pela Sociedade Americana de Designers de Interiores (ASID) e pelo Conselho Nacional de Qualificação de Design de Interiores (NCIDQ) são treinados para compreender os vários aspectos da cor e suas propriedades. Quer você opte usar uma cor pura ou uma variação de sua tonalidade, você pode fazer uma poderosa mudança simplesmente com o uso da cor.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

“Humilde diante do grande oceano”

Na antiguidade, os chineses davam grande importância ao Rio Amarelo, considerando-o o berço da civilização chinesa. Os agricultores usavam suas águas para irrigar seus arrozais e por isso ele foi chamado de “o rio de ouro” ou “o rio celestial”.
Segundo a lenda, um outono de abundantes chuvas fez crescer todos os rios. Muitos rios desembocavam suas águas no Rio Amarelo, o qual se converteu no mais amplo, profundo e caudaloso. O deus do Rio Amarelo estava encantado e tornou-se vaidoso, imaginando-se como o corpo de água mais poderoso sob o paraíso.
Viajando pelo rio, ele chegou ao Mar do Norte da China. Olhou para o Leste, mas não conseguiu ver a outra margem. Desde esse momento, o deus do rio se sentiu humildade e disse ao deus do Mar do Norte da China: “Eu foi um orgulhoso, pensando que era maior que os outros. Agora, vejo o poder do oceano e reconheço minha petulância. Se não tivesse viajado até aqui, teria ficado sem saber.”
No entanto, o deus do Mar do Norte da China se manteve modesto e respondeu: “Entre o paraíso e a Terra sou um simples e pequeno espaço entre grandes massas de terra. Todos os sete oceanos juntos são nada mais que um grão de pó no universo. Estou muito longe de ser poderoso.”
Esta história é a origem do ditado chinês: “Humilde diante do grande oceano”, o qual indica que uma pessoa descobriu suas limitações e está em paz com elas.
Este artigo pertence a série “Histórias da antiga China”; para ler outros artigos da série, clique aqui.