quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A linguagem da arte fala com qualquer um

SÃO PAULO – A Arte é o meio mais poderoso para a expressão humana e é a linguagem que toca a todos. Mas será a arte poderosa o suficiente para provocar uma mudança que beneficia a humanidade?
Exibição Internacional de Arte Verdade Benevolência Tolerância no Conjunto Nacional na Avenida Paulista (Jan Hendriks Júnior/The Epoch Times)
(Jan Hendriks Júnior/The Epoch Times)
Esta é uma questão que surge ao ver a Exposição Internacional de Arte Verdade Benevolência Tolerância, que fica até hoje exposta no Conjunto Nacional da Avenida Paulista. As pinturas retratam não apenas um contraste entre o bem e o mal, mas também revelam um olhar mais profundo sobre a psique humana.
Muitas das pinturas destacadas da exibição revelam as experiências em primeira mão dos artistas, que testemunharam a perseguição contínua de praticantes de Falun Gong na China. Falun Gong ou Falun Dafa, é um qigong e meditação com base nos princípios da verdade, compaixão e tolerância.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Desafios e caminhos para o manejo florestal sustentável da Amazônia

Terra Indígena, Amazonas (Cortesia de Eduardo Rizzo Guimarães)
Terra indígena, Amazonas (Cortesia de Eduardo Rizzo Guimarães)
Manejo Florestal Sustentável (MFS) pode ser definido como uso da floresta para determinado fim,garantindo retorno econômico, benefício social e ganho ambiental da atividade. No mundo há cerca de 1,6 bilhões de hectares de florestas que são manejados de forma sustentável, segundo a Food and Agriculture Organization od United Nations (FAO), dados de 2010.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Citações de filmes: Harry Potter


"Tempos difíceis estão por vir, Harry. Em breve teremos que escolher entre o que é certo e o que é fácil". Dumbledore

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ahhh, mas ele desbota: não é bom

Corantes naturais I a V expostos em 6 semanas a pleno sol (Ticiane Rossi)
O corante natural desbota, dependendo da característica de sua composição. Existem moléculas que tem maior resistência a permanecer no tecido por mais tempo, sob ação de lavagem, luz, fricção e outras moléculas que não terão tal resistência.
O ponto não é desbotar ou não (pois até os sintéticos desbotam). O ponto é julgar que todos os corantes naturais são ruins porque alguns desbotam.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Corante natural de eucalipto é alternativa sustentável para têxteis, revela estudo

Gama de cores obtidas a partir do tingimento do tecido com resíduo de eucalipto. (Ticiane Rossi/The Epoch Times)
Tecidos tingidos com corante de eucalipto (Ticiane Rossi)
Corante natural derivado de resíduo de eucalipto apresenta potencial de fixação no tecido tingido de algodão e pode ser alternativa de valorização da floresta e diferenciação dos produtos têxteis.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU) comprovaram potencial de resíduo de eucalipto como corante de tecidos.
Obtido a partir do processo de destilação de óleo essencial de Corymbia citriodora (eucalipto), o resíduo revelou um corante renovável e natural. A pesquisa concluiu que o corante tinge algodão e fixa no tecido tingido, mesmo sob ação de lavagem doméstica.

O retorno dos corantes naturais

A arte de tingir com cores da natureza e o desejo pela sustentabilidade fazem que os corantes naturais retornem na atualidade


Por muitos séculos os corantes naturais foram a única alternativa para atribuir cores a tecidos e alimentos. A coleta de plantas e animais, sua extração e tingimento de tecidos foi uma arte que cumpriu importante papel socioeconômico a nível mundial.

Exibição de arte clássica será inaugurada amanhã no Conjunto Nacional

Detalhe do quadro ‘Desalojada’ (© The Art of Zhen Shan Ren)
Uma exibição de artes clássica será inaugurada amanhã no edifício do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. A Exibição Internacional de Artes da Verdade, Benevolência, Tolerância, traz um novo estilo de arte, que recupera estilos clássicos, trazendo de volta visões de um poderoso realismo, que esteve ausente um longo tempo no cenário da Arte.